Podcasts internos e externos: escolhe o formato certo para a tua comunicação
Desde o início do podcasting, em 2003, este formato tem evoluído significativamente, adaptando-se a diferentes contextos de comunicação. Por isso, neste episódio, explico as diferenças entre os podcasts externos, que todos conhecemos, e os internos, ou privados, que estão em ascensão no mundo corporativo e educacional. Além disso, vou mostrar-te como ambos os formatos podem ser poderosas ferramentas para alcançar os teus objetivos de comunicação.
Os podcasts externos
Os podcasts externos são os mais comuns e estão disponíveis em plataformas públicas, como Spotify, Apple Podcasts ou Deezer. Por isso, são acessíveis a qualquer pessoa, sem necessidade de registos ou pagamentos. Além disso, este tipo de conteúdo é ideal para atrair e engajar uma audiência ampla. Dessa forma, empresas, marcas e indivíduos podem utilizá-los para espalhar as suas mensagens, aumentar a visibilidade e conectar-se com uma audiência global. Assim sendo, os podcasts externos continuam a ser uma escolha eficaz para construir presença e autoridade no mercado.
Os podcasts internos
Por outro lado, os podcasts internos, também chamados de privados, oferecem um novo modelo de comunicação mais restrito. Por exemplo, estes conteúdos são disponibilizados através de links específicos, registos ou até pagamentos, tornando-os ideais para públicos segmentados. Além disso, podem ser usados como materiais exclusivos para clientes, colaboradores ou comunidades fechadas. Dessa forma, funcionam como newsletters internas, ferramentas de formação corporativa ou até complementos de produtos e serviços. Assim sendo, os podcasts internos destacam-se por criar conexões personalizadas e reforçar a fidelização de quem já faz parte da tua rede.
A nova geração de podcasts
Enquanto os podcasts externos atingem o público geral, os internos permitem criar relações mais próximas e intimistas. Por isso mesmo, muitas empresas já os utilizam como canais de comunicação práticos e acessíveis, onde os ouvintes podem consumir conteúdo enquanto realizam outras tarefas. Além disso, o formato oferece praticidade e eficiência, tornando-se uma escolha ideal para quem procura criar uma ligação emocional e direta com a audiência. Dessa forma, quer optes por podcasts internos ou externos, ambos os formatos são ferramentas versáteis que podem elevar a tua estratégia de comunicação.
Agora é a tua vez
Já consideraste criar um podcast interno ou privado para a tua marca ou empresa? Por exemplo, este formato pode ser um diferencial que aumenta a tua autoridade e aproxima-te ainda mais do teu público. Além disso, na Escola Portuguesa de Podcasting, estamos aqui para te ajudar a transformar as tuas ideias em realidade e levar a tua comunicação para outro nível. Por isso, se tens uma ideia para um podcast interno ou queres explorar mais sobre este mundo, fala comigo e descobre como começar hoje mesmo.
Se queres ouvir na integra este episódio de “Podcasts internos e externos”, clica abaixo.
Assiste ao episódio completo AQUI! ⭣
.